Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

PEPINO BIOLÓGICO

PEPINO BIOLÓGICO - O pepino é semeado/plantado de forma semelhante à do courgette. O pepino apresentado na imagem terá cerca de 1,5 mês após a sua propagação.
Também é muito fácil de cultivar, mais ou menos da mesma forma que o courgette, mas só com uma pequena diferença, para um maior aproveitamento do espaço, os pés de pepino são tutorizados na vertical e suspensos nuns arames ou coisa similar, para que cresçam ao longo do tutor até cerca de 1,5 m de altura. Então, aqui cortamos a haste principal do crescimento do pepino e ele proliferará para as laterais, propagando-se de forma absolutamente espectacular, dando origem à germinação de muitos pepinos. Esta técnica foi adaptada por mim, quero dizer, não conheço esta técnica nesta planta a não ser em estufa. Também queria lembrar que a propagação dos pepinos é feita através de polinização entre flores masculinas e femininas, estando a boa altura e por acção da gravidade a polinização é feita com mais eficácia, independentemente das outras acções de propagação do pólen. Experimentem e me dirão os resultados.

Aqui poderão ver, mais ou menos, como se relançam os pepinos nos tutores que crescem na vertical através dos tutores(fios).

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COURGETTE BIOLÓGICO

Courgette biológico: é possível ter assim estes exemplares sem a utilização de adubos, curas ou a utilização de quaisquer químicos; se tivermos o cuidado de eliminar, nas suas proximidades, as ervas daninhas que estão, quase sempre, a proliferar naquela zona e competem bastante com a planta.
Anteriormente, a terra depois de ter sido cavada, a moto-enxada ou à enxada, deve-se deixar, pelo menos, um dia a arejar, para que a fauna existente na terra, possibilite o seu arejamento mais eficaz. Não sei se sabem, mas existem uns vermes na terra que são necessários ao seu arejamento. Depois desta formalidade, abrem-se umas valas, ainda fundas, e enchem-se de estrume, qualquer tipo, e tapam-se com cerca de 10 cm de terra. Seguidamente, colocam-se as sementes, mesmo com o dedo, a uma distância de 30 a 40 cm umas das outras. Depois, aguarda-se pelo seu nascimento. Nunca esquecer de verificar a humidade da zona onde se colocaram as sementes.
Não esquecer, também, as ervas daninhas. Boa sementeira. Se, por acaso, aderirem a este tipo de cultura e tiverem alguma dúvida, não hesitem em deixar o seu comentário, em baixo.