Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

PEPINO BIOLÓGICO

PEPINO BIOLÓGICO - O pepino é semeado/plantado de forma semelhante à do courgette. O pepino apresentado na imagem terá cerca de 1,5 mês após a sua propagação.
Também é muito fácil de cultivar, mais ou menos da mesma forma que o courgette, mas só com uma pequena diferença, para um maior aproveitamento do espaço, os pés de pepino são tutorizados na vertical e suspensos nuns arames ou coisa similar, para que cresçam ao longo do tutor até cerca de 1,5 m de altura. Então, aqui cortamos a haste principal do crescimento do pepino e ele proliferará para as laterais, propagando-se de forma absolutamente espectacular, dando origem à germinação de muitos pepinos. Esta técnica foi adaptada por mim, quero dizer, não conheço esta técnica nesta planta a não ser em estufa. Também queria lembrar que a propagação dos pepinos é feita através de polinização entre flores masculinas e femininas, estando a boa altura e por acção da gravidade a polinização é feita com mais eficácia, independentemente das outras acções de propagação do pólen. Experimentem e me dirão os resultados.

Aqui poderão ver, mais ou menos, como se relançam os pepinos nos tutores que crescem na vertical através dos tutores(fios).

1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa de divulgar sua experiência. Trabalho em escola e creio importante que as crianças tenham essa experiência com horta embora as formigas sejam por demais persistentes, se tiver alguma dica para eliminá-las sem usar pesticidas ficarei grata, já me sugeriram borra de café e cinza, mas não surtiu efeito.
    Abraços
    Estélia

    ResponderEliminar